Sunday 19 April 2020

Mais um livro


Os Dez Anõezinhos da Tia Verde - Água
de Ana de Castro Osório 

Edição: Instituto Piaget, abril de 1997




Quem é que ainda não se sentiu assim?


Este pequeno conto foi escrito pela Ana de Castro Osório (1872-1935) no início do século XX, recolhido dos contos tradicionais portugueses, que iam passando de geração em geração através da oralidade. A escritora escreveu o conto numa época em que Portugal tinha uma taxa de analfabetismo muito grande e a mulher ainda era muito pouco considerada socialmente, sem direito a voto e dependente da autoridade masculina. O conto mostra parte dessa realidade, no entanto também mostra o engenho feminino para resolver problemas e continua atual no cansaço que muitas mulheres ainda hoje sentem para dar resposta a todas as necessidades do dia a dia.

As ilustrações da época, feitas por Leal da Câmara, que viveu entre 1876 e 1948, são ilustrações muito bem-dispostas e expressivas, que mostram que Portugal sempre teve bons ilustradores.


Tenho este livro há vários anos e sempre o achei muito bem realizado e tanto pode interessar a crianças, para a faixa etária para que está orientado nesta edição, como para qualquer idade, porque é agradável de ler e de ver e além disso tem várias informações sobre os autores  na sua apresentação.

Quem não gostaria de ter uma amiga como a Tia Verde-Água, com tão sábios conselhos e quem não gostaria de encontrar os seus dez anõezinhos?


O conto começa assim:



“Havia uma mulher casada, que vivia

muito mal com o marido, porque

era preguiçosa, desmaselada,

e não tinha verdadeiro cuidado no amanho

da casa.



O marido saía sem almoço, voltava e não

o encontrava feito; e tudo por arrumar

e limpar, sem ordem nem governo.”





Baseado nesta história há um filme de animação feito em 1975 por Produção TopeFilme Realizador - Ricardo Neto, que pode ser visto no YouTube:







O livro pode ser encontrado:


https://www.wook.pt/livro/os-dez-anoezinhos-da-tia-verde-agua-ana-de-castro-osorio/89980

Albina Nogueira - primavera 2020

No comments:

Post a Comment